O Garoto no Convés

Livro: O Garoto no Convés

Autor:  John Boyne







Todo mundo conhece John Boyne como autor do emocionante  “O menino do pijama listrado”, porém poucas pessoas leram sua outra obra “O garoto no convés” , tão envolvente quanto o outro livro.

John tem a facilidade de escrever história de garotos marcantes, podemos perceber isso em seus dois livros, mas o personagem principal de “O garoto no convés” me cativou mais que Bruno, personagem principal de “O menino do pijama listrado”.

John Jacob Trunstille é um garoto pobre e órfão, vive na casa de um senhor que recruta garotos para roubar e fazer outros serviços para ele. Em um dia de “trabalho” John conversa com um fidalgo francês sobre livros antes de lhe roubar o relógio. Perseguido e capturado pela polícia, John recebe a pena de 12 meses de cárcere, porem, antes de ser levado para a prisão. O fidalgo aparece para mudar seu destino. Ele retira a queixa de roubo contra o menino em troca de o menino trabalhar para um navio a serviço da Marinha Inglesa, como criado do capitão.

O inicio do garoto a bordo do navio não é fácil. Ele é o mais baixo empregado da embarcação e por conta disso é rejeitado por todos, e o balanço no navio o deixa doente nos primeiros dias de navegação, mas com o tempo, Trunstille vai se acostumando ao navio e ao emprego, e descobre no capitão uma pessoa boa, que lhe da atenção e troca confidencias, sem nunca esquecer a diferença de patentes.

O menino descobre com o tempo qual a missão do navio, levar fruta-pão para alimentar os escravos na colônia da inglesa da Índia. E após terem que refazer a rota, chegam ao Taiti. Os marujos se sentem no paraíso, e melhoram de aparência durante a estada na ilha, com comida em abundancia e o contato com as mulheres da ilha.

Trunstille conhece o primeiro amor com uma nativa, e sempre que pode foge do trabalho para ficar com Kaikala. É com ela também que ele conhece sua primeira decepção amorosa, ao descobrir a traição da garota.

O clima na ilha piora quando três homens desertam e fogem do trabalho e o capitão proíbe os marujos de ficarem na ilha, eles trabalham e voltam ao navio para dormir todas as noites, isso gera um clima de revolta na tripulação.

Ao embarcarem para a vigem de volta à Inglaterra, o livro da uma reviravolta, e acompanhamos a mudança na vida de John Jacob Trunstille a partir de uma mudança drástica em sua vida.

Não vou contar o que acontece com a tripulação e nem com o garoto para não perder a graça do livro. Mas garanto que é uma excelente aventura náutica que nem percebemos passar as mais de 400 páginas, e é impossível não se apaixonar pelo garoto John Jacob Trunstille. Um livro que vale muito a pena ler!!!

O livro já está esgotado no fornecedor, mas ainda é possível encontrar edições novas e usadas no site Estante Virtual com o preço partindo de 14 reais!!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo