[RESENHA] O morro dos ventos uivantes

Livro: O morro dos ventos uivantes

Autora: Emily Brontë

Editora: Martin Claret Série Ouro





Gente do céu, to muito relapsa. Essa é a minha primeira resenha do ano. Mas prometo que a ausência é porque to atrás de coisas novas pro blog. 

Pra essa resenha, sugiro que vocês deem o play e leiam ouvindo essa música. SÉRIO!


Bom, vamos a resenha. "O morro dos ventos uivantes" é um clássico, isso acho que todo mundo sabe, mas quem nunca deu importância pra ele, talvez tenha uma ideia errada do livro.

Eu tinha!

Acho que era a soma da música e o fato do livro ser o favorito da personagem Bella, do Crepúsculo, eu pensava que era uma história de amor bem água com açúcar. 

Sim, é uma história de amor. Mas uma história de amor bem deturpada, se posso dizer assim. 



O sr. Lockwood se muda para Granja do Tordo, alugada de Heathcliff. Lockwood deseja então conhecer o dono da propriedade. E percebe uma família estranha e perturbada na casa. Depois de ficar preso no Morro dos ventos uivantes, casa de Heathcliff, por conta de uma nevasca, Lockwood chega à Granja e fica de cama. Pede então para a caseira Sra. Dean a conta a história de Heathcliff e sua família. 

Ai a história começa a ser intercalada, com momentos do passado e do presente. 

O sr. Earnshaw, pai de Hindley e Catherine, em uma viagem de negócios volta para casa com uma criança, sem nome, quase da mesma idade de Cathy. Essa criança é nomeada de Heathcliff. 

Heathcliff e Hindley nunca se deram bem, mas Heathcliff e Catherine logo se tornam inseparáveis. E enquanto o sr. Earnshaw viveu, Heathcliff foi tratado como patrão. 
Hindley foi mandado para fora para estudar, e voltou para o velório do pai, casado. 

A partir de então, Heathcliff foi tratado como empregado e Catherine se aproximou dos moradores da Granja, Isabella e Edgar Linton. 

A esposa de Hindley morre após dar a luz a Hareton, e a sra. Dean passou a cuidar da criança. Quando Catherine aceita o pedido de casamento de Edgar, Heathcliff foge. 

Com Catherine casada e morando na Granja, Heathcliff volta mudado e muito rico, volta a viver no Morro, mesmo contra a vontade de Hindley e ai começa a sequência de vinganças. 

Acho que se eu me prolongar além disso, corro o risco de dar vários spoiler pra quem tem vontade de ler, só digo uma coisa, o final não é feliz e os personagens machucam uns aos outros como vingança pelo que lhes foi feito, todos! A história termina com um final mais tranquilo e com a sra. Dean contando para Lockwood o que aconteceu desde que ele partiu da Granja, meses atrás e como acabou o ciclo de vinganças. 

É um clássico, e como tal, vale a pena ser lido. A leitura é um pouco longa e nem sempre tão fluída, pela linguagem mais arcaica e vezes pela enrolação da história. 

Melhor preço: Saraiva

Um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo