O Poder do Hábito

Livro: O Poder do Hábito

Autor: Charles Duhigg

Editora: Objetiva

O Poder do hábito está na minha lista de livros preferidos. Comprei e li há uns 3 anos, e agora que escolhi falar dele para vocês, percebo que preciso ler de novo.

O livro é dividido em três partes: “Os hábitos dos indivíduos”, “Os hábitos de organizações bem-sucedidas” e “Os hábitos de sociedades”



Na primeira parte, Duhigg explica como os hábitos se formam, inclusive contando relatos de pesquisas científicas a respeito. Assim, os hábitos se constroem sob três fundamentos: Deixa - Rotina - Recompensa.

Bem próximo dos princípios básicos da psicologia comportamental, que na época que li o livro, ainda não conhecia e não dominava.

Ele também nos mostra que modificando a rotina, que se encontra entre a deixa e a recompensa é possível alterar os hábitos. Desta feita, defende que a força de vontade é treinável.

Na segunda parte, conta como alterações nos hábitos de algumas empresas, em momentos de crises, aumentaram significativamente os lucros.

Outro exemplo é de 1987, quando um rapaz chamado Howard Schultz comprou uma rede de cafeterias com 6 lojas. Em 3 anos, as 6 lojas passaram a ser 84. Hoje, a Starbucks conta com mais de 17 mil lojas em todo mundo. O motivo? Hábitos pessoais grandiosos de Schultz que foram transformados em hábitos corporativos de sucesso.

Nessa parte também temos explicações de como empresas podem alterar nossos hábitos, fazer com que escovemos os dentes diariamente, ou como o Submarino mostra na publicidade do seu Facebook exatamente o livro que você quer comprar.

Muito interessante, e nos faz pensar bastante se consumimos o que consumimos por que realmente desejamos.

Na terceira parte, Duhigg fala sobre hábitos em sociedade, e várias mudanças nestes no decorrer do tempo. Nos mostra como exemplo, como a sociedade de Montgomery, no Alabama, boicotou o uso de ônibus, nos quais os negros tinham diversas restrições, e daí se deu inicio um dos maiores movimentos em prol dos Direitos Civis, nos Estados Unidos.

Finalizando o livro, é apresentada e discutida a questão neurológica e ética dos hábitos. Mostra que mesmo que esteja provado que estes são tão fortes que nunca somem totalmente do cérebro, precisamos ser responsáveis por eles, e pelas decisões de alterá-los.

Pois como Einstein nos ensinou, insanidade é fazer sempre a mesma coisa, esperando obter um resultado diferente.

Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Extra.com.br - R$22,88

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo