Cem Anos de Solidão

Livro: Cem anos de solidão

Autor: Gabriel Garcia Marquez

Editora: Record





Confesso que amo livros e nunca tinha lido Gabriel García Márquez, confesso também que me arrependi por ter demorado tanto tempo. 

Minha mãe AMA esse livro e me incentivou muito a ler. E comecei meio que relutante. A primeira impressão que tive ao abrir o livro e ver logo nas primeiras páginas uma árvore genealógica dos Buendia ja me causou aquela sensação que eu tinha certeza que eu ia ficar perdida no livro. E de fato fiquei algumas vezes, mas menos do que eu esperava. 

Não é a toa que esse livro ganhou o Nobel de Literatura, Gabriel usou as palavras de uma maneira brilhante e usou a simplicidade como recurso primordial do livro pra nos dar uma ideia e sensação de solidão que de outro jeito ele não conseguiria. 

E a pergunta de quem não leu esse livro provavelmente é a mesma que eu tinha "Como pode ser possível cem anos de solidão?"

E fiquei esperando essa resposta ao longo do livro.

As relações interpessoais, a cidade pequena, a fama dos Buendia, os gênios difíceis e solitários dos personagens mesmo quando se casam...Enquanto eu lia falava sempre pra minha mãe que o livro era "viajado" e ela me respondia que o Gabriel Garcia Marquez tinha inventado esse "gênero". E a  "viagem" é incrível.

Realmente, é muito difícil descrever um ganhador do Nobel de Literatura. 

O livro começa com a história do casal de primos José Arcádio e Úrsula. Que se mudam para o interior e fundam a vila de Macondo. Que prospera e recebe sempre os ciganos com seus inventos. José Arcádio faz amizade com um dos ciganos, Melquíades. 

José Arcádio e Úrsula tem 3 filhos: José Arcádio, Aureliano e Amaranta. E adotam Rebeca, que chegou na cidade ainda criança carregando as cinzas de seus pais. 

E ai as gerações se desenrolam até a 7ª geração de Aurelianos, Arcádios, Josés Arcádios...

E se eu fosse tentar reescrever aqui todas essas gerações, eu teria que copiar o livro na íntegra.

Só sou capaz de dizer, que todos os membros dessa família nos fazem refletir sobre a solidão, relacionamentos, família e morte....

O livro é um clássico da literatura. Formou uma geração de leitores. Só isso basta pra você começar a ler e formar sua própria opinião, por que com certeza, com a sutileza de Gabriel García Márquez, cada leitor interpreta o livro de uma maneira única, de acordo com sua própria experiencia.

Melhor preço: Ponto Frio 35,90


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo