[DICA] Use melhor o Skoob =)

Todo mundo já conhece o Skoob né?!

Quem não conhece, está na hora de conhecer. E quem não usa, está na hora de usar, viu Isa?! =p

O Skoob, para quem não sabe, é uma rede social para leitores, que acabou virando um ponto de encontro, de trocas, de sugestões e dicas entre os usuários, e também escritores. Significa “books” ao contrário.

É bem fácil de se cadastrar, e de usar, mas a maioria das pessoas não sabem utilizar todas as ferramentas disponíveis. É aí que entra o post de hoje. ;) 



Como estou num bloqueio literário, porque estou empacada em “Cem anos de solidão”, hoje não vai ter resenha, mas vai ter dica =D

O meu Skoob é bem organizadinho, e eu utilizo quase todas as possibilidades disponíveis. Vou mostrar para vocês.

Lá é possível fazer sua biblioteca virtual, com todos os livros que você já leu, os que está lendo (e seu progresso na leitura atual), os que está relendo, os que pretende ler, os que abandonou, os que deseja, e os que tem. 



Ele também tem um “paginômetro”, que registra o número de páginas que você já leu.

Além disso, é possível dar notas para os livros, através das estrelinhas. Dessa forma é possível mapear uma nota geral para o livro, baseada no que os leitores acharam dele.



Também dá para ver a sua compatibilidade de gosto literário com a dos seus amigos, e escrever e ler resenhas dos outros usuários.


O Skoob conta com o Plus, que é o sistema de trocas. Funciona assim:

Você se cadastra no Plus, e fica sendo Plus amarelo.

Você deve disponibilizar livros para trocas, que são trocados por créditos. A pessoa faz a solicitação do seu livro e te “paga” em créditos, e você envia o livro.

Com os seus créditos, você pode solicitar livros de outras pessoas, pagando também com essa moeda.

Quando você tiver realizado trocas, você vira Plus azul.

Eu ainda sou amarelo, porque dificilmente deixo livros disponíveis para trocas lá, minha mania de trocar em sebos ainda prevalece. =p



Uma das coisas que eu acho bem legal, e que poucas pessoas usam, é o modo de organizar os livros na sua estante na ordem cronológica de leitura.

Quando você passa o cursor em cima do livro, aparece a barrinha azul com o + (...)


(...) você clica, e aparece essa tela:



Você deve clicar em “minha cópia”, e colocar a data da leitura no espaço correspondente. Assim, a estante fica bem arrumadinha e você tem como controlar a quantidade de livros lidos em cada ano, porque vai aparecer na listinha, lá embaixo do menu do seu perfil.



Outra coisa que uso bastante, é a Meta literária, onde você pode colocar todos os livros que pretende ler no ano, e o Skoob vai mostrando seu progresso. É bom para pessoas que gostam de desafiar a si mesmas o/



Você também pode enviar mensagens aos outros usuários, e também comentar as atividades dos seus amigos.

Ah! E além de tudo issoooo, o Skoob sorteia diversos livros que são cortesias das editoras!!! É muito legal! (mas nunca ganhei =/)

Acho que é isso... Espero que tenham aproveitado as dicas para usar melhor o Skoob!!! ^^

Se souberem de mais coisas que não falei aqui no post, comentem aqui abaixo =)


O Skoob está aqui: www.skoob.com.br







[RESENHA] Mulheres de Cabul

Livro: Mulheres de Cabul

Autora: Harriet Logan

Editora: Geração Editorial














Ultimamente, tenho parado muito para pensar em tudo que está acontecendo no nosso país, na área política. Essa polarização entre esquerda e direita, certo e errado, bem e mau...Se você se diz de um lado, não pode concordar com nada que seja do outro e vice-versa. 

Não acho a polarização uma coisa positiva, mas isso é o que chamamos de "democracia". E quando paramos para pensar em países de zonas de conflito, como o Oriente Médio, imaginamos que isso não exista. Ou todos são terroristas ou todos sofrem com o terrorismo. 

O Taleban dominou a capital do Afeganistão por 5 anos e apesar de ser um grupo extremista fundamentalista, eles nunca se autodenominaram "terroristas", e sim, partido político. 

Alguns países não reconheceram a legitimidade deles como partido, porém muitos outros reconheceram. 

Longe de mim tentar defender os atos desse grupo, apenas contextualizando, eles surgiram em um período em que Cabul enfrentava uma ausência de poder, após a guerra civil contra os comunistas russos. 

A capital afegã era muito violenta, ah, mas você pode dizer, os Talebans cometeram atos bárbaros. Sim, concordo plenamente. Mas em "Mulheres de Cabul", um livro reportagem fotográfico, conhecemos mulheres que se disseram sentir mais seguras com o os talebans no poder. 

E essa, pra mim, é a maior beleza do livro. Ele quebra com a nossa hegemonia de pensamento, de achar que todos abominavam os extremistas e nos faz refletir a diferença dos seres humanos. 

Através de fotos muito sensíveis, a jornalista Harriet Logan nos introduz nesse universo totalmente diferente ao nosso, e conta a vida durante o taleban e após a queda do poder. 

Ela retrata mulheres de diferentes classes sociais, em 1997, meses após os talebans terem assumido o poder. E volta ao país em 2001, e tenta encontrar as mesmas mulheres e observar como estava a vida das personagens após tantas mudanças.

O trabalho é maravilho e altamente reflexivo. Li em um dia e passei horas observando as fotografias. As expressões, e imaginando a coragem que essas mulheres tiveram, já que para o Taleban era proibido qualquer retratação humana através de fotos, desenhos ou quadros. 

O único problema com esse livro é que ele está esgotado na editora e agora só é possível ser encontrado em sebos. Mas o esforço vale a pena!

[RESENHA] Sob o céu de Cabul

Livro: Sob o céu de Cabul

Autora: Andrea Busfield

Editora: Agir





Fawad é um garoto de 10 anos que nasceu à sombra do Talibã, como sua mãe costuma dizer. Ele e a mãe foram abrigados pela tia, após o Talibã destruir a sua família. A irmã de Fawad, Mina, foi sequestrada e o pai se uniu a Aliança do Norte para lutar contra os fundamentalistas. Após o pai ter sido dado como morto, Bilal, o irmão mais velho de Fawad, também se juntou a Aliança do Norte e nunca mais voltou. 

É assim que somos apresentados a Fawad. E eu, como boa amante do Oriente Médio e principalmente do Afeganistão, me encantei com o livro ainda na estante apenas pelo nome e pela capa linda. 

Quando comecei a ler, não que foi difícil de manter a leitura, mas passei um bom tempo imaginado como um romance no Afeganistão poderia se diferenciar do que o Khaled Hosseini já havia feito. 

E assim fui, aos poucos me encantando pela história. O personagem principal tem 10 anos, então alguns pensamentos são meio abstratos, e ai entendemos a magia do livro, um livro adulto contado por uma criança. 

A vida de Fawad e sua mãe mudam quando eles sao convidados a morar na casa de uma estrangeira, Georgi, que contrata a mãe de Fawad como cozinheira e lavadeira, de Gerogi, James e May, 3 estrangeiros que vivem em Cabul. 

Fawad passa a ter seu proprio quarto e televisão, e passa a viver em um padrão elevado para o país. 

O menino gosta de brincar de detetive e em uma de suas "missões" a mãe o pega bebendo com James. Por conta desse episódio Fawad é obrigado a trabalhar no período depois da escola em uma loja, com um cego. 

Um dia Fawad descobre que Georgi mantem um relacionamento com um dos afegãos mais importantes do país. 

E a história passa a se desenrolar sobre o amor de Georgi e Haji Khan e  amor que Fawad e Georgi sentem um pelo outro.

O livro é leve, e te deixa com um sorriso no rosto após terminar. Sem contar que o exercício mental para imaginar o cenário em que o livro passeia, te faz viajar. 

É a típica leitura de final de noite ou de final de semana chuvoso (só ta faltando a chuva né? =p)

Melhor preço: Livraria Cultura R$ 24,90

Sobre "Marina" e o Rodapé de Livros...








Acabamos de eleger "Marina" do Carlos Ruiz Zafón como o livro oficial do Rodapé de livros...
Pq quais as chances de aparecer de novo a data dos nossos aniversários em algum outro livro (e na MESMA página)?? =O  ‪#‎CarlosRuizZafon‬ <3










[RESENHA] Do Inferno

Título: Do Inferno

Autores: Alan Moore (roteiro) e Eddie Campbell (ilustrações)

Editora: Veneta

Do Inferno é uma HQ maravilhoooooosa!!!!!  :-O

Já conhecia a história por causa do filme, que é um dos meus preferidos de todos os tempos, e em janeiro, estava com minha amiga (que ama a história também – é nosso filme da adolescência) na FNAC, e ela me mostrou o livro. Comprei sem pensar! Por sorte, porque nunca mais vi pelo mesmo preço... (sempre está mais que o dobro do que eu paguei).

Demorei um semestre para começar a ler, porque queria me dedicar à leitura. Então aproveitei as férias do mês passado. E posso dizer: ainda bem que “me guardei” para esse livro.

Eu estou até agora apaixonada por ele! Trata de uma possível história do Jack Estripador. Nessa versão, Jack é uma pessoa envolvida com a família real inglesa, no século 19.
Os assassinatos brutais e minuciosos de prostitutas acontecem para proteger um segredo da realeza bastante importante.



Além da história em si ser muito bem elaborada, embasada em relatos e livros da época (cujas referencias estão num apêndice que deixa você de boca aberta, com a quantidade de detalhes), aparecem no decorrer da HQ várias figuras e momentos ilustres, como Aleister Crowley, Arthur Conan Doyle, Oscar Wilde, e até mesmo o momento da concepção de Hitler. Tudo de maneira alinhada à história.



A HQ é inteira em preto e branco, e as ilustrações por vezes aparecem bem detalhadas, contrastando com rabiscos que se parecem mais esboços, em outros momentos – novamente tudo de acordo com a história.



Além de tudo isso, o livro engloba história, metafísica, arquitetura, medicina, literatura, e mistura ficção com fatos verídicos. É incrível!

A versão brasileira, da Veneta, é enorme! Inviabiliza ficar carregando por aí... não é uma leitura para se fazer no metrô, por exemplo =p

No filme, acontecem algumas coisas bem diferentes (sempre, né?!), mas também recomendo (Alô, mulheres, o Johnny Depp é o protagonista  *_*)

Vale a pena ler, e vale a pena ver!





Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Saraiva - R$65,37  (tá baratoooo!!!!)

Mais sobre a história: Do Inferno - Trailer
© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo