Livro: A verdade sobre o caso Harry Quebert
Autor: Joel Dicker
Editora: Intrínseca
Pensei e li muito para escrever sobre esse livro. Pensei, porque, estou aprendendo na aula de estética na faculdade a como fazer crítica literária e li, porque vi diversas opiniões sobre esse livro. Indo do céu ao inferno.
As primeiras impressões foram boas. Minhas mãe ganhou esse livro de natal da minha irmã, e lembro que ela contou que tinha pedido ajuda na livraria e esse livro estava sendo muito bem recomendado.
Minha mãe leu e gostou. Ponto. Não emitiu nenhum comentário sobre o livro, apenas que era "Bom". Peguei o livro pra ler antes da minha irmã, e ontem, vi que ela já passou da metade na história e pudemos fazer nossas considerações, superficiais pois ela ainda não acabou. E a opinião dela foi mais ou menos semelhante a minha.
Pode parecer que estou em cima do muro, mas não achei o "lixo" que muitas críticas falaram e nem a "obra prima" que outras pessoas destacaram.
O enredo é bom. Não é o mais criativo, mas prende a atenção. Marcus Goldman fez muito sucesso com seu livro de estreia mas esta tendo problemas para escrever o segundo livro. Ele se refugia na casa de seu mestre, Harry Quebert, que foi um grande escritor e encerrou a carreira como professor universitário.
Após passar um tempo na casa de Harry, Marcus volta a Nova York quando a descoberta de um cadáver no quintal de Harry ganha a mídia. Sem pensar Marcus volta a Aurora para ajudar Harry. Contra a vontade de seu editor, Marcus decide ficar em Aurora e investigar sobre a história de Nola, adolescente que foi encontrada morta no quintal de Harry.
A primeira parte do livro é narrada de forma decrescente. E sempre com um diálogo entre Marcus e Harry no começo.
A história me prendeu a atenção e li bem rápido o livro. Meus problemas com o livro começaram com a aparição da personagem Nola, nos relatos dos moradores e de Harry. A personagem é fraca e sem carisma, não cria empatia com o leitor. Claro que o problema de Nola é explicado no final do livro, de toda maneira, pouco convincente.
A mãe de Marcus é uma personagem caricata que também não convence. Acho bem difícil encontrar alguém como ela no mundo real.
Por fim, fiquei na dúvida se o livro é mal escrito ou se a tradução não conseguiu captar a essência verdadeira do livro, criando pontos de conflito.
Em todo caso, não deixaria de recomendar esse livro para as pessoas. Ele é um ótimo livro de lazer e só.
A Intrínseca lançou a pouco tempo outro livro do autor "O ultimo dia de nossos pais" ambientado na Segunda Guerra Mundial e estou curiosa pra ver como Dicker se saiu com um pano de fundo real para sua história.
Melhor preço: Amazon R$ 17,90
Nenhum comentário
Postar um comentário