[RESENHA] Garota Exemplar

Livro: Garota Exemplar

Autor: Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Minha intenção era escrever sobre outro livro... Mas Garota Exemplar ainda está na minha cabeça! Já terminei outras duas leituras após este, e ainda não saí totalmente da ambientação da história. Então é sobre ele que vou falar hoje... O outro livro aparecerá por aqui em outra oportunidade.

Já tinha ouvido falar bem dos livros da Gillian Flynn, principalmente Garota Exemplar, e Objetos Cortantes (que ainda preciso ler). Mas com minha lista de leituras (e minha estante) lotada de outros livros, nunca tinha ido atrás para conferir.

Um dia, a Isa, que também escreve aqui no blog, me mandou uma mensagem dizendo que queria parar de viver para terminar de ler Garota Exemplar (!). E me recomendou a leitura, principalmente pelos aspectos psicológicos que são gritantes no livro inteiro.

Num feriado, estava com uns amigos e meu namorado em casa, e resolvemos assistir a adaptação cinematográfica do livro.

Gostei, gostei, gostei, e... odiei o final!!!! Assim, muito! Raso, sem explicações, e sem sentido, quase! Não podia ser...

Fui atrás do livro, e descobri que tinha disponível na biblioteca da escola que eu trabalho.



Primeira consideração geral sobre o livro: é bem melhor do que o filme (ninguém está surpreso com essa afirmação, né?!)

Segunda consideração geral sobre o livro: Odiei todos os personagens! O marido, a esposa, a cunhada, os policiais, os sogros, os vizinhos. Acho que nunca tinha acontecido isso comigo em uma leitura. E o pior: o livro só funciona, e só é bom, porque os personagens são detestáveis!

A história se desenrola a partir do 5º aniversário de casamento de Amy e Nick, no qual, como tradição, Amy faz uma caça ao tesouro, em que cada pista leva ao lugar onde está escondido o presente de seu marido.

Porém, nesse ano, Amy desaparece nessa data, deixando como pista somente uma cena de crime, provavelmente forjada, e o caça ao tesouro.

As investigações apontam todas para Nick como suspeito principal do desaparecimento, ou até mesmo da morte de Amy.

Pelas reações de Nick frente ao desaparecimento da esposa, e por narrações intercaladas de Amy – desde o dia em que se conheceram, fica evidente que o casamento deles não ia bem.

No decorrer do livro, conhecemos e nos surpreendemos com Amy e Nick. Com a psique desajustada de ambos. É perturbador. É intenso.

É impossível falar mais sobre o livro sem estragar a(s) surpresa(s) para quem ainda não leu.

E o final?

Fica esclarecido o que o filme deixa vago. É absurdo, mas é coerente ao mesmo tempo. Nós aceitamos, e compreendemos, apesar do contrassenso.


E ao término da leitura, fica aquele sentimento de perturbação frente às atitudes dos personagens (de todos eles), e das relações humanas disfuncionais, que são absolutamente possíveis na vida real.

Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Livraria da Folha - R$17,80

Mais sobre a história: Filme - Garota Exemplar (recomendo assistir somente depois de ler, para não estragar o suspense do livro )

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo