Mostrando postagens com marcador Adaptação para o Cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Adaptação para o Cinema. Mostrar todas as postagens

[RESENHA] Do Inferno

Título: Do Inferno

Autores: Alan Moore (roteiro) e Eddie Campbell (ilustrações)

Editora: Veneta

Do Inferno é uma HQ maravilhoooooosa!!!!!  :-O

Já conhecia a história por causa do filme, que é um dos meus preferidos de todos os tempos, e em janeiro, estava com minha amiga (que ama a história também – é nosso filme da adolescência) na FNAC, e ela me mostrou o livro. Comprei sem pensar! Por sorte, porque nunca mais vi pelo mesmo preço... (sempre está mais que o dobro do que eu paguei).

Demorei um semestre para começar a ler, porque queria me dedicar à leitura. Então aproveitei as férias do mês passado. E posso dizer: ainda bem que “me guardei” para esse livro.

Eu estou até agora apaixonada por ele! Trata de uma possível história do Jack Estripador. Nessa versão, Jack é uma pessoa envolvida com a família real inglesa, no século 19.
Os assassinatos brutais e minuciosos de prostitutas acontecem para proteger um segredo da realeza bastante importante.



Além da história em si ser muito bem elaborada, embasada em relatos e livros da época (cujas referencias estão num apêndice que deixa você de boca aberta, com a quantidade de detalhes), aparecem no decorrer da HQ várias figuras e momentos ilustres, como Aleister Crowley, Arthur Conan Doyle, Oscar Wilde, e até mesmo o momento da concepção de Hitler. Tudo de maneira alinhada à história.



A HQ é inteira em preto e branco, e as ilustrações por vezes aparecem bem detalhadas, contrastando com rabiscos que se parecem mais esboços, em outros momentos – novamente tudo de acordo com a história.



Além de tudo isso, o livro engloba história, metafísica, arquitetura, medicina, literatura, e mistura ficção com fatos verídicos. É incrível!

A versão brasileira, da Veneta, é enorme! Inviabiliza ficar carregando por aí... não é uma leitura para se fazer no metrô, por exemplo =p

No filme, acontecem algumas coisas bem diferentes (sempre, né?!), mas também recomendo (Alô, mulheres, o Johnny Depp é o protagonista  *_*)

Vale a pena ler, e vale a pena ver!





Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Saraiva - R$65,37  (tá baratoooo!!!!)

Mais sobre a história: Do Inferno - Trailer

[RESENHA] Laranja Mecânica

Livro: Laranja Mecânica

Autor: Anthony Burgess

Editora: Aleph

Laranja Mecânica foi o primeiro livro que li nessas férias. E como elas acabaram ontem, ele foi escolhido para homenageá-las, pois já estou com saudades hahahah

Meu vínculo com a história é esquisito. Assisti ao filme há alguns anos, e lembro de ter gostado da história, mas ter odiado assistir (impressão que tenho até hoje com a maioria dos filmes dirigidos por Stanley Kubrick).

Depois de ter começado a estudar psicologia, Laranja Mecânica apareceu frequentemente durante minhas aulas, como exemplo de condicionamento clássico. Daí, depois de um tempo, assisti novamente ao filme, com umas amigas da faculdade.

Dessa segunda vez gostei bem mais (apesar de ainda achar o filme cansativo, como da primeira vez), e me deu uma vontadezinha de ler o livro.

Mais de um ano se passou, e consegui emprestada essa edição especial de 50 anos da Aleph (Essa edição, além de lindíssima, contém vários extras, com escritos do próprio Burgess sobre sua obra, e etc.).


Fiquei vários meses com ele aqui na prateleira, na fila (ATENÇÃO: não faça isso com livros emprestados! Leia logo, e devolva rápido. =p), esperando uma oportunidade com mais tempo e paciência para lê-lo, pois achei que seria uma leitura difícil.

Quando nos primeiros dias das minhas férias, comecei a ler, me surpreendi. Acabei o livro em 3 dias! Apesar do dialeto nadsat (linguagem das gangues de rua adolescentes de uma Inglaterra futurista, criada pelo autor) ser um pouco incomodo na leitura, com o passar das páginas é possível compreende-lo sem grandes dificuldades (ou pelo contexto, ou, se preciso, consultando o glossário no fim do livro).

A história é narrada em primeira pessoa, pelo protagonista Alex, como se ele fizesse o relato para alguém de seu universo. Alex e seus amigos (druguis) se reúnem para beber moloko (uma espécie de leite com drogas) e cometer atos de roubos e violências – batem em pessoas nas ruas, destroem lojas, invadem casas e estupram mulheres.

Numa dessas ocasiões, algo sai errado, e Alex é preso. Na prisão, a princípio finge se arrepender e mudar de comportamento, para se libertar o mais rápido possível.
Dessa forma, é convidado para ser submetido à Técnica Ludovico, que promete reabilitá-lo em 15 dias, eliminando seu comportamento violento.

A Técnica, que é o que interessa à Psicologia, trata do condicionamento respondente (ou clássico), teorizado pelo fisiologista russo Ivan Pavlov, no qual, numa breve explicação, se associa repetidas vezes um estímulo neutro a um outro estimulo (chamado estimulo incondicionado) que automaticamente irá desencadear uma resposta.

No livro, Alex toma alguns medicamentos antes de assistir a vídeos e filmes de violência (que são exibidos com músicas clássicas – que Alex adora). O medicamento faz com que ele passe mal, mas com a associação aos filmes, ele passa a automaticamente passar mal a assisti-los ou a ouvir as músicas (mesmo sem a medicação).



Para a Técnica Ludovico esse comportamento condicionado seria o tratamento definitivo para a violência.

Após ter alta do tratamento e se ver livre da prisão, Alex volta à casa dos pais sem avisá-los, e ao chegar se depara com um outro homem na casa, que alugando seu quarto, ocupa seu lugar na família, e seu espaço físico.

Além disso reencontra seus velhos druguis, que agora trabalham para a polícia. Seus antigos lugares favoritos são agora frequentados por tipos de pessoas que ele detesta. E nesse ciclo de decepções o livro se encaminha para o final.

Há ainda questões desencadeadas por pessoas que repudiam a Técnica Ludovico, e usam Alex contra a política.

O filme de Kubrick não explora o último capítulo do livro, o que na minha opinião, funcionou bem no cinema. Para quem leu depois de ver o filme (eu o/), o final é surpreendente.

Me arrependi de ter enrolado tanto para ler...  É Horrorshow (excelente)!


Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Livraria Saraiva - R$37,91

Mais sobre Laranja Mecânica: Além do filme, que já citei na resenha, a banda Sepultura gravou em 2009, o disco conceitual, A-Lex, inspirado na história.


O Hobbit

Título: O Hobbit



“Numa toca no chão vivia um hobbit”, assim começa a agradável narrativa de Tolkien nessa obra declaradamente infantil.

“Leia pra você ver o filme comigo”, assim começa a MINHA história com essa agradável narrativa de Tolkien. Trago hoje “O Hobbit”, mais uma adaptação literária para o cinema que está para estrear.



Meu namorado, um grande fã Tolkiano, e de aventuras na Terra Média, pediu que eu lesse o livro antes da estreia do primeiro filme. Confesso que comecei a ler a contragosto, pois o volume único do Senhor dos Anéis foi um dos poucos livros que eu abandonei na vida.  Também não gostei dos filmes, apesar de toda a beleza de fotografia, figurino, etc. (É lindo gente, não nego, mas é altamente bocejante).

Para minha surpresa, li o livro todo em 5 dias (contra um mês inteiro presa no prólogo do Senhor dos Anéis). A linguagem é simples, devendo-se ao fato de ser um livro para crianças. Porém é bem elaborada. E é um livro de aventuras.

O protagonista, o hobbit Bilbo Bolseiro, um dia recebe a visita do mago Gandalf, e de doze anões, que fazem uma festa em sua toca, sem aviso prévio.

Somente depois, Bilbo descobre que está sendo convocado a ir em uma missão. Resgatar o ouro que Smaug (um dragão) esconde em uma montanha.

Nem Bilbo nem os doze anões entendem por que ele deve ir junto, mas Gandalf convence a todos que Bilbo é um ótimo ladrão, e será vital sua presença na empreitada.

No decorrer da missão, acontece o ponto de partida para O Senhor dos Anéis, e maior sacada de todos os tempos de Tolkien. É nesse livro que o primeiro contato com O anel acontece. Bilbo o encontra nas profundezas do reino dos orcs, onde Gollum também aparece pela primeira vez.

Os anões a algum custo conseguem chegar até a montanha, passando por varias situações de apuros, e enfrentam o dragão Smaug.

Encerro por aqui a história, devido a spoilers tanto do livro, quanto do filme que será lançado semana que vem.

Porém a história é muito envolvente, cheia de aventuras, e na minha humilde opinião, mais atrativa que sua sucessora. =)

Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Martins Fontes - R$ 19,90


Mais sobre a história: "O Hobbit - Uma jornada inesperada", "A Desolação de Smaug", "A Batalha dos cinco exércitos"





Particularmente acho um exagero 3 filmes, para um livro que não tem nem 300 paginas, mas ok né?! Viva a industria hollywoodiana...

A Esperança

Título: A Esperança

Título Original: Mockingjay

Autora: Suzanne Collins

Editora: Rocco

Acompanhando o lançamento de adaptações de livros para o cinema, hoje pela primeira vez, falarei sobre um livro que não gostei taaanto. Não me levem a mal, mas não só “A Esperança”, como toda a trilogia “Jogos Vorazes”, me deixaram com a sensação de “tá faltando alguma coisa”, apesar de a ideia por trás da história toda ser muito boa.

Quando ouvi falar de Jogos Vorazes, imaginei uma história mais crua. Fala-se em mortes sangrentas e brutais. Aqui começa a minha decepção. As mortes são até toscas às vezes, e causadas pela Arena mais que pelos outros participantes. Não que necessariamente precisassem ser piores. Apenas estou fazendo um comentário. (Sou fã de Tarantino, talvez por isso, as mortes soem “leves”)

Outra coisa que incomoda é o pseudo triangulo amoroso Peeta-Katniss-Gale.

Fraco. Não pelo romance em si, mas pela abordagem que foi dada. Minha opinião é de que ou não deveria existir (parece que atrasa a narrativa, muitas vezes), ou que deveria ser mais explorado. Fica só no “vou-não-vou” a série toda. É mais ou menos um romance, mais ou menos um triangulo amoroso. Beirando o enfadonho.

Mas a grande vantagem da história é que ela se da com seres humanos. Não tem seres sobrenaturais, tem pessoas. O lado humano e instintivo de sobrevivência é sem duvida o ponto alto de toda a série.


No primeiro livro, Katniss e Peeta participam como tributos na competição anual Jogos Vorazes, um reallity show transmitido por toda Panem (EUA atual), na qual, o ultimo sobrevivente é o vencedor. Burlando a Capital, ambos conseguem sair vitoriosos.

O ato de rebeldia que os mantém vivos e os fazem vitoriosos, trás a eles algumas consequências, como uma nova participação nos Jogos do ano seguinte, chamado Massacre Quaternário, que acontece de 25 em 25 anos, como uma “Edição Comemorativa”. Nessa edição, de 75 anos, os tributos são sorteados entre todos os vencedores de todas as edições. Assim, Peeta e Katniss voltam à Arena. Esse é o enredo do segundo livro, “Em Chamas”.


“A Esperança” começa do fim de “Em Chamas”, quando os, até então, sobreviventes, são resgatados do Massacre Quaternário, dentro de um plano contra a Capital.  Mas nem tudo sai como esperado, e alguns são capturados, e mantidos reféns. Dentre eles, Peeta.

Além disso, o Distrito 12, onde morava Katniss, foi destruído pela Capital, como forma de retaliação.

Katniss descobre que o Distrito 13, que todos imaginavam que tinha sido destruído, como mais recentemente, o 12, ainda existe e sobrevive. E é pra lá que os sobreviventes do 12, e os líderes da resistência contra a Capital e Presidente Snow se reúnem.

Katniss percebe então que é o símbolo de esperança e sinônimo de mudança em toda Panem.

O livro se ambienta praticamente no Distrito 13, e na guerra contra a Capital. Nesse contexto, também se encontra a tentativa de resgatar e salvar os tributos que foram aprisionados pela Capital.

“A Esperança” é o mais diferente dos 3 livros, o que não significa dizer que isso seja bom (ou ruim).

Um personagem que se destaca em toda a trilogia, em minha opinião, é Haymich. Sua habilidade, percepção e sensibilidade são vitais para toda a história. Merecia mais destaque.

O livro não tem um final feliz. Quem esperava por isso, provavelmente ficou insatisfeito. O que temos, para os sobreviventes, é uma forma encontrada de seguir em frente. Um ponto de esperança.

Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Livraria da Folha - R$25,40

Mais sobre a história: A Esperança - Parte 1 


19 de novembro nos cinemas






© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo