Livro: Navegue a Lágrima
Autora: Letícia Wierzchowski
Editora: Intrínseca
Esse livro foi lançado no primeiro semestre desse ano e foi o primeiro livro da Letícia que tive o prazer de ler.
Quando postei no insta que estava iniciando essa leitura, muita gente veio comentar ou sobre ele ou sobre as outras obras delas, que ja estão anotadas pra leituras próximas =)
Agora vamos ao que interessa.
Pra começar, a edição é LINDA! Ele é todo escrito no meio da página e em azul *-*
Enquanto lia, logo no inicio, tive a mesma sensação de solidão que senti ao ler Cem Anos de Solidão. Embora as histórias não sejam nada parecidas, a sensação foi a mesma.
Depois lembrei do filme "A Casa do Lago", acho que é um filme da Sandra Bullock com o Keanu Reeves que ninguém lembra, tenho essa sensação de "filme abandonado".
Quem nos conta a história é Heloísa, e apesar de contar a história, o nome dela é tão pouco citado que quase nem lembrei.
Heloísa tem por volta de 60 anos, e vive em uma casa na península uruguaia, sozinha. Ela se separou do marido e viveu alguns anos em São Paulo com o novo companheiro, Lucas. E após a morte dele, resolveu mudar e deixar pra trás as lembranças.
Essa casa era de uma escritora com quem Heloísa havia trabalhado na juventude, Laura. E assim, a família de Laura retorna a casa através de Heloísa, e revivem os dias felizes.
Acho que fui confusa agora, mas é assim que é.
Heloísa passa a ver (sonhar ou imaginar) a família de Laura, seu marido e dois filhos, vivendo dias passados na casa, quando ainda era deles.
E essa convivência imaginária com a família de Laura faz Heloísa se recuperar da perda do amor de sua vida.
A narração mescla momentos da vida de Laura e momentos da vida de Heloísa. Duas mulheres que apesar das tristezas vividas, encontraram a felicidade e a paz no final.
O livro é delicado e as histórias são costuradas como se fossem um tecido bem delicado (não entendo de tecido, desculpa)
Ansiosa para ler mais obras da Letícia =)
Melhor preço hoje: Saraiva R$ 9,80
*No momento da pesquisa a Saraiva está em promoção, o preço normal esta entre 18 e 29 reais*
Mostrando postagens com marcador Intrinseca. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Intrinseca. Mostrar todas as postagens
[RESENHA] Toda Luz Que Não Podemos Ver
Título: Toda Luz Que Não
Podemos Ver
Autor: Anthony Doerr
Editora: Intrínseca
Toda Luz Que Não Podemos Ver,
vencedor do Prêmio Pulitzer de Literatura na categoria de ficção deste ano,
conta alternadamente a história de Marie-Laure e Werner.
A história é contada em
pequenos capítulos, sem ordem cronológica, abrangendo 80 anos (de
1934 a 2014). Essa ausência de cronologia, por vezes, confunde um pouco um
leitor menos atento, mas nada que interfira na produção. Pelo contrário.
Marie-Laure é francesa, e mora
perto do Museu de História Natural de Paris, onde seu pai trabalha. Aos seis
anos, ela fica cega em decorrência de uma catarata, e seu pai resolve construir
uma maquete da cidade, para que ela possa saber onde e como se localizar. A
cada aniversário seu, ela ganha do pai uma nova peça da maquete, que ao mesmo
tempo é um quebra-cabeças que ela tem que desvendar.
Aos 12 anos, Marie-Laure e seu
pai precisam fugir de Paris, durante a ocupação nazista, e vão para a cidade de
Saint-Malo, onde vive seu tio-avô. Na fuga, sem que ela soubesse, eles levam um
dos maiores tesouros do museu: um diamante chamado Mar de Chamas, que abarca
uma infinitude de lendas.
Em contrapartida, em um orfanato na Alemanha
vive Werner, com sua irmã Jutta e outras crianças, após a morte
de seu pai em uma mina.
Certo dia encontra no lixo um
rádio, e, encantado, resolve consertá-lo. Essa vira sua paixão. Ouvir com sua
irmã histórias e lições de um professor francês, além da música, que o
arrebata.
A vizinhança descobre os
talentos de Werner em consertar rádios, e em pouco tempo, um oficial alemão
pede que conserte um para ele. Isso acaba se tornando uma vaga em uma escola
nazista, onde pode, enfim, aprender tudo sobre física, matemática, tecnologia,
e por seus conhecimentos em prática.
Na escola, se torna amigo de
Fredérick, que sofre muito nas mãos dos outros alunos, com consequências trágicas,
deixando Werner indignado.
Ele acaba sendo enviado em uma
missão especial para descobrir transmissões de rádios responsáveis pela chegada
dos Aliados na Normandia.
Nessa missão, sua história se
cruza com a de Marie-Laure, uma das responsáveis por transmissões clandestinas,
após o desaparecimento de seu pai e de seu tio-avô.
O livro é lindo! Dá uma
sensação de paz e vazio ao término. É sensível, e mostra a tentativa de
sobreviver à guerra de outro tipo de perspectiva, diferente dos romances que
estamos acostumados que são ambientados nessa época. Recomendo.
"Um livro notável sobre o que existe além do mundo que vemos" - The Boston Globe
Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Livraria da Folha - R$23,30
Marcadores:
Anthony Doerr,
Intrinseca,
Segunda Guerra Mundial
[RESENHA] A verdade sobre o caso Harry Quebert
Livro: A verdade sobre o caso Harry Quebert
Autor: Joel Dicker
Editora: Intrínseca
Pensei e li muito para escrever sobre esse livro. Pensei, porque, estou aprendendo na aula de estética na faculdade a como fazer crítica literária e li, porque vi diversas opiniões sobre esse livro. Indo do céu ao inferno.
As primeiras impressões foram boas. Minhas mãe ganhou esse livro de natal da minha irmã, e lembro que ela contou que tinha pedido ajuda na livraria e esse livro estava sendo muito bem recomendado.
Minha mãe leu e gostou. Ponto. Não emitiu nenhum comentário sobre o livro, apenas que era "Bom". Peguei o livro pra ler antes da minha irmã, e ontem, vi que ela já passou da metade na história e pudemos fazer nossas considerações, superficiais pois ela ainda não acabou. E a opinião dela foi mais ou menos semelhante a minha.
Pode parecer que estou em cima do muro, mas não achei o "lixo" que muitas críticas falaram e nem a "obra prima" que outras pessoas destacaram.
O enredo é bom. Não é o mais criativo, mas prende a atenção. Marcus Goldman fez muito sucesso com seu livro de estreia mas esta tendo problemas para escrever o segundo livro. Ele se refugia na casa de seu mestre, Harry Quebert, que foi um grande escritor e encerrou a carreira como professor universitário.
Após passar um tempo na casa de Harry, Marcus volta a Nova York quando a descoberta de um cadáver no quintal de Harry ganha a mídia. Sem pensar Marcus volta a Aurora para ajudar Harry. Contra a vontade de seu editor, Marcus decide ficar em Aurora e investigar sobre a história de Nola, adolescente que foi encontrada morta no quintal de Harry.
A primeira parte do livro é narrada de forma decrescente. E sempre com um diálogo entre Marcus e Harry no começo.
A história me prendeu a atenção e li bem rápido o livro. Meus problemas com o livro começaram com a aparição da personagem Nola, nos relatos dos moradores e de Harry. A personagem é fraca e sem carisma, não cria empatia com o leitor. Claro que o problema de Nola é explicado no final do livro, de toda maneira, pouco convincente.
A mãe de Marcus é uma personagem caricata que também não convence. Acho bem difícil encontrar alguém como ela no mundo real.
Por fim, fiquei na dúvida se o livro é mal escrito ou se a tradução não conseguiu captar a essência verdadeira do livro, criando pontos de conflito.
Em todo caso, não deixaria de recomendar esse livro para as pessoas. Ele é um ótimo livro de lazer e só.
A Intrínseca lançou a pouco tempo outro livro do autor "O ultimo dia de nossos pais" ambientado na Segunda Guerra Mundial e estou curiosa pra ver como Dicker se saiu com um pano de fundo real para sua história.
Melhor preço: Amazon R$ 17,90
Autor: Joel Dicker
Editora: Intrínseca
Pensei e li muito para escrever sobre esse livro. Pensei, porque, estou aprendendo na aula de estética na faculdade a como fazer crítica literária e li, porque vi diversas opiniões sobre esse livro. Indo do céu ao inferno.
As primeiras impressões foram boas. Minhas mãe ganhou esse livro de natal da minha irmã, e lembro que ela contou que tinha pedido ajuda na livraria e esse livro estava sendo muito bem recomendado.
Minha mãe leu e gostou. Ponto. Não emitiu nenhum comentário sobre o livro, apenas que era "Bom". Peguei o livro pra ler antes da minha irmã, e ontem, vi que ela já passou da metade na história e pudemos fazer nossas considerações, superficiais pois ela ainda não acabou. E a opinião dela foi mais ou menos semelhante a minha.
Pode parecer que estou em cima do muro, mas não achei o "lixo" que muitas críticas falaram e nem a "obra prima" que outras pessoas destacaram.
O enredo é bom. Não é o mais criativo, mas prende a atenção. Marcus Goldman fez muito sucesso com seu livro de estreia mas esta tendo problemas para escrever o segundo livro. Ele se refugia na casa de seu mestre, Harry Quebert, que foi um grande escritor e encerrou a carreira como professor universitário.
Após passar um tempo na casa de Harry, Marcus volta a Nova York quando a descoberta de um cadáver no quintal de Harry ganha a mídia. Sem pensar Marcus volta a Aurora para ajudar Harry. Contra a vontade de seu editor, Marcus decide ficar em Aurora e investigar sobre a história de Nola, adolescente que foi encontrada morta no quintal de Harry.
A primeira parte do livro é narrada de forma decrescente. E sempre com um diálogo entre Marcus e Harry no começo.
A história me prendeu a atenção e li bem rápido o livro. Meus problemas com o livro começaram com a aparição da personagem Nola, nos relatos dos moradores e de Harry. A personagem é fraca e sem carisma, não cria empatia com o leitor. Claro que o problema de Nola é explicado no final do livro, de toda maneira, pouco convincente.
A mãe de Marcus é uma personagem caricata que também não convence. Acho bem difícil encontrar alguém como ela no mundo real.
Por fim, fiquei na dúvida se o livro é mal escrito ou se a tradução não conseguiu captar a essência verdadeira do livro, criando pontos de conflito.
Em todo caso, não deixaria de recomendar esse livro para as pessoas. Ele é um ótimo livro de lazer e só.
A Intrínseca lançou a pouco tempo outro livro do autor "O ultimo dia de nossos pais" ambientado na Segunda Guerra Mundial e estou curiosa pra ver como Dicker se saiu com um pano de fundo real para sua história.
Melhor preço: Amazon R$ 17,90
Marcadores:
Intrinseca,
Joel Dicker,
Romance,
Thriller
[RESENHA] Garota Exemplar
Livro: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Minha intenção era escrever
sobre outro livro... Mas Garota Exemplar ainda está na minha cabeça! Já
terminei outras duas leituras após este, e ainda não saí totalmente da
ambientação da história. Então é sobre ele que vou falar hoje... O outro livro
aparecerá por aqui em outra oportunidade.
Já tinha ouvido falar bem
dos livros da Gillian Flynn, principalmente Garota Exemplar, e Objetos
Cortantes (que ainda preciso ler). Mas com minha lista de leituras (e minha
estante) lotada de outros livros, nunca tinha ido atrás para conferir.
Um dia, a Isa, que também
escreve aqui no blog, me mandou uma mensagem dizendo que queria parar de viver
para terminar de ler Garota Exemplar (!). E me recomendou a leitura,
principalmente pelos aspectos psicológicos que são gritantes no livro inteiro.
Num feriado, estava com uns
amigos e meu namorado em casa, e resolvemos assistir a adaptação
cinematográfica do livro.
Gostei, gostei, gostei, e...
odiei o final!!!! Assim, muito! Raso, sem explicações, e sem sentido, quase!
Não podia ser...
Fui atrás do livro, e
descobri que tinha disponível na biblioteca da escola que eu trabalho.
Primeira consideração geral
sobre o livro: é bem melhor do que o filme (ninguém está surpreso com essa
afirmação, né?!)
Segunda consideração geral
sobre o livro: Odiei todos os personagens! O marido, a esposa, a cunhada, os
policiais, os sogros, os vizinhos. Acho que nunca tinha acontecido isso comigo
em uma leitura. E o pior: o livro só funciona, e só é bom, porque os personagens
são detestáveis!
A história se desenrola a
partir do 5º aniversário de casamento de Amy e Nick, no qual, como tradição,
Amy faz uma caça ao tesouro, em que cada pista leva ao lugar onde está
escondido o presente de seu marido.
Porém, nesse ano, Amy
desaparece nessa data, deixando como pista somente uma cena de crime,
provavelmente forjada, e o caça ao tesouro.
As investigações apontam
todas para Nick como suspeito principal do desaparecimento, ou até mesmo da
morte de Amy.
Pelas reações de Nick frente
ao desaparecimento da esposa, e por narrações intercaladas de Amy – desde o dia
em que se conheceram, fica evidente que o casamento deles não ia bem.
No decorrer do livro, conhecemos e nos
surpreendemos com Amy e Nick. Com a psique desajustada de ambos. É perturbador.
É intenso.
É impossível falar mais sobre
o livro sem estragar a(s) surpresa(s) para quem ainda não leu.
E o final?
Fica esclarecido o que o
filme deixa vago. É absurdo, mas é coerente ao mesmo tempo. Nós aceitamos, e
compreendemos, apesar do contrassenso.
E ao término da leitura,
fica aquele sentimento de perturbação frente às atitudes dos personagens (de
todos eles), e das relações humanas disfuncionais, que são absolutamente
possíveis na vida real.
Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Livraria da Folha - R$17,80
Mais sobre a história: Filme - Garota Exemplar (recomendo assistir somente depois de ler, para não estragar o suspense do livro )
Marcadores:
Gillian Flynn,
Intrinseca,
Thriller Psicológico
Um mais um
Livro: Um mais um
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrinseca
Já declarei aqui no blog, na resenha de "A garota que você deixou pra trás" que sou fã da Jojo. Quando vi em Janeiro que "Um mais Um" estava em pré-venda nos sites, quis comprar na hora. Mas a falta de verba me impediu. Comprei um pouco depois do lançamento e em Março já havia devorado o livro em menos de uma semana.
Acho que o que acontece quando você começa a ler um livro de um autor que você já gosta é deixar a expectativa la em cima, e as vezes com isso se decepcionar. Sorte que não foi o que aconteceu.
![]() |
| Outros livros da autora |
A história é narrada em cada capítulo por um de seus personagens, e tem um final até bem previsível. Mas isso não me impediu de chorar. Sim, eu chorei. Acho que a vida dura de Jess, personagem principal, sua batalha e chegar a acreditar que nem sempre a felicidade é possível, me comoveu.
Mas bem, vamos por partes.
A história gira em torno de quatro personagens:
Jess: Jovem perto dos 30 anos, tem dois empregos para manter a família. Foi abandonada pelo marido, que com esperança de estabilizar a situação financeira, nunca mais voltou. Mãe de Tanzie e madrasta de Nicky, que cuida e cria como se fosse seu filho.
Ed: Nerd, ficou milionário ao fundar uma empresa de informatica com o amigo de faculdade. E está ameaçado de perder tudo, por, sem querer, ter dado informações privilegiadas para o seu antigo amor de faculdade com quem estava saindo.
Tanzie: Filha de Jess, prodígio da matemática com apenas 10 anos, sonha em ir para uma boa escola.
Nicky: Enteado de Jess, usa rímel e jeans skinny e apanha na escola por conta disso.
O livro começa com Ed sendo acusado de passar informações privilegiadas e tendo que se afastar de sua empresa. Por recomendação do advogado, Ed se refugia em sua casa de veraneio. A mesma casa que Jess e sua amiga fazem faxina para completar renda.
Em uma dessas faxinas, Jess tem um desentendimento com Ed.
Tanzie, sua filha, consegue, por intermédio do professor de matemática, uma bolsa de 90% em uma escola de alto padrão. Porém, a renda de Jess não é suficiente para bancar os 10% que faltam, mais manter a casa.
A solução aparece quando o professor de matemática inscreve Tanzie para as Olimpíadas de Matemática, que renderia em prêmio dinheiro suficiente para bancar a escola da menina.
Jess, Nicky, Tanzie e o cachorro Norman, embarcam em uma viagem de carro até a Escócia, onde serão as Olimpíadas. Porém não chegam a sair da cidade, já que o carro de Jess não pode circular, por estar com os documentos vencidos.
Ed passa de carro bem no momento em que Jess esta sendo abordada pela policia, reconhece sua faxineira e vai ao seu encontro como tentativa de se redimir pela discussão em sua casa.
Jess reluta mas explica o problema para Ed, que encantado por Tanzie e por sua inteligencia acaba sendo convencido a leva-los de carro ate a Escócia.
A história se desenrola durante a viagem, e oscila em momentos em que tudo parece que vai dar certo e momentos em que tudo parece que vai dar certo.
Apesar de uma história obvia, ela é comovente e cativante. Gosto da Jojo e da sua escrita, ela é fácil de ler e envolve o leitor de maneira a não largar o livro até acabar.
Não consigo decidir qual é o meu favorito dela ainda, porém esse foi o único que me fez chorar.
Melhor preço: Fnac - R$ 20,90
Marcadores:
Intrinseca,
Jojo Moyes,
Romance
O Oceano no Fim do Caminho
Título: O Oceano no Fim do Caminho
Neil Gaiman é um autor que
sempre me deixa pensando no que li, por um bom tempo ao término da leitura.
Adoro, mas não é meu autor
favorito, e às vezes até acho alguns livros medianos.
Li 7, e tenho ainda um por ler,
e nenhum se tornou um favorito. Gostei muito de uns, e não tanto de outros
(Deuses Americanos, em minha opinião, é bom, mas superestimado, e não a masterpiece de Gaiman).
Mas sempre, sempre alguma
coisa nas histórias fica me martelando a cabeça... Seja uma frase, seja um
contexto, uma personagem...
Não podia ter sido diferente
com “O oceano no fim do caminho”.
Esse foi um livro que me
apaixonei primeiro pelo nome, depois pela capa, e só depois de um tempinho,
quando consegui comprar e ler, pela história.
Ele foi mais um dos que eu
trouxe um dia do sebo. Troquei uma pilha de livros velhos que encontrei na
lixeira do prédio por ele, após uma breve discussão com o proprietário do sebo,
que deu no livro (usado) um valor mais alto do que o de um novo. Mas trouxe pra
casa mesmo assim. (Afinal, os que deixei lá em troca tinham sido achados).
O livro é narrado pelo
protagonista já adulto, quando, após um funeral, resolve revisitar pontos de
sua infância. Ele é levado inconscientemente à fazenda das Hempstock, onde,
sentado em frente ao oceano de Lettie, gradativamente relembra fatos há muito
esquecidos.
Acontecimentos de quando
tinha 7 anos vem a tona, quando devido a problemas financeiros, sua família
passa alugar seu quarto, e ele tem que dividir um quarto com a irmã.
Como inquilinos marcantes
temos o minerador de opalas, que gera uma certa angustia e raiva, pois além de
ser o ponto inicial de uma série de problemas, ao chegar, atropela o gatinho do
garoto, e esse fato passa praticamente despercebido por todos os adultos da
história. =/
O minerador, certo dia,
rouba o carro da família, e suicida-se dentro dele. O carro é encontrado nas
proximidades, na fazenda das Hempstock, que se localiza “no fim do caminho”.
Ali vive uma menina de onze
anos, Lettie, com sua mãe e avó, que convidam o garoto para ficar em sua casa,
enquanto policiais e o pai do menino resolvem as questões burocráticas acerca
do cadáver dentro do carro. Ele se aproxima rapidamente da menina, apesar de
não estar acostumado a ter amigos.
As três mulheres contam a
ele que o que matou o minerador precisa ser enviado de volta a seu lugar, e cabe
a Lettie essa missão, que leva o garoto em companhia. Esse é o ponto de partida
do fantasioso da história, tão característico de Gaiman.
O garoto promete não soltar
a mão de Lettie, mas algo chama sua atenção durante a missão, e ele a solta por
um instante. Nesse momento sente uma picada no pé, que ao chegar em casa
verificou ser um verme rosa e cinza, que ele retira e joga no ralo da banheira.
No dia seguinte, o verme se
transfigura em uma babá, Ursula Monkton, que vai morar em sua casa, para tomar
conta dele e de sua irmã.
Ursula passa a ser um grande
pesadelo para o garoto, envolvendo toda sua família em uma rede de mentiras,
para conseguir o que ela deseja.
Ele, por sua vez, é o único a
enxergar isso, e não podendo contar com os pais para eliminá-la, tem que contar
com Lettie e seu estranho mundo de mágica, novamente.
Essa história tem um quê de
infantojuvenil, devido ao fato de ser narrada do ponto de vista de um
protagonista de 7 anos, mas é muito peculiar e diferente de qualquer outra, pois
seus momentos mais impactantes não são os mágicos, e de descobertas, mas sim os
de realidade, por vezes cruel e violenta.
Além disso, todos os seres
humanos não são nomeados. Somente os seres fantasiosos têm nomes (como as
Hempstock e Ursula). Esses podem fazer qualquer coisa, como deixar a lua com o
formato que quiserem, ou colocar um lago inteiro (que chamam de oceano)
dentro de um balde.
O livro trata de temas fortes como
solidão, morte, adultério, e violência, que dão aperto no coração (ninguém vai
ao aniversário do garoto; ele vê seu pai beijando o pescoço da governanta e não
entende porquê; etc...). Mostrando que, no fim, a pior coisa na história não são
os monstros, e sim o próprio ser humano, incluídos em uma discussão discreta sobre questões sociais, numa
história que beira a simplicidade, mas que é, acima de tudo, muito sensível.
“Era apenas um lago de patos, nos fundos
da fazenda.
Nada muito grande.
Lettie Hempstock dizia que era um
oceano,
mas eu sabia que isso não fazia o menor sentido (...)”
Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Extra.com - R$ 13,90
Marcadores:
Fantasia,
Intrinseca,
Neil Gaiman
A Culpa é das Estrelas
Livro: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Não lembro exatamente como me interessei em ler, talvez, antes de toda a sensação em torno do livro, me interessei pela capa (porque sim, eu escolho muitos livros pela capa) Mas como, obvio, um livro não pode ser só julgado pela capa comecei a ler. E bem na época em que eu estava lendo, dei de lição para os meus alunos de inglês para contarem sobre o ultimo livro que eles tinham lido, e para a minha felicidade (ou não) uma aluna fez o resumo desse livro. Ou seja, terminei de ler o livro já sabendo o final, coisa que eu odeio. Por isso não vou contar nenhum spoiler, caso você ainda não tenha lido esse livro.
A culpa é das estrelas faz parte da literatura juvenil e é um dos maiores sucessos nos dias de hoje. Talvez pela simplicidade em que o autor escreve e do forte apelo emocional, ainda não conheci uma pessoa que tenha lido e não tenha chorado no final.
Hazel é uma garota de 17 anos com câncer em estado avançado, a mãe, cansada de ver a filha sempre em casa a obriga ir em um grupo de apoio a pessoas com câncer no porão da igreja.
Lá, ela fez amizade com Isaac, um menino que teve um olho extraido quando pequeno, em decorrencia de um cancer ocular. Porém após algumas semanas, Hazel desistiu do grupo.
Mais um vez sua mãe a obrigou a voltar. Hazel precisava de um balão de oxigenio para poder respirar e quando chegou no grupo, reparou um menino que nunca havia visto antes, um menino bem atraente e com aparencia saudavel, e no mesmo momento desejou estar mais apresentável, pois ela não havia nem se penteado para ir ao grupo.
Augustus se apresenta e diz que só esta no grupo a pedido de Isaac, e que teve há um ano e meio atrás câncer nos ossos, mas que ja estava bem.
A amizade dos três, Hazel, Augustus e Isaac vai se desenvolvendo e Hazel e Augustus entram em um relacionamento.
O menino realiza o sonho de Hazel de ir para Amsterdam conversar com seu autor favorito e o livro se desenvolve a partir do relacionamento dos dois.
Como prometido, não vou dar spoilers, mas se você ainda não leu e esta se preparando para ler, separe alguns lenços durante a leitura. E se você já leu, comente aqui se chorou também ;)
Boa leitura!!!
Melhor preço: Lojas Americanas
Marcadores:
Intrinseca,
John Green
Eu Sou o Mensageiro
Livro: Eu sou o mensageiro
Autor: Markus Zuzak
Editora: Intrínseca
“Eu sou o mensageiro” é uma
leitura leve e gostosa, que trouxe um dia do sebo, sem maiores pretensões.
A narrativa é super simples
(puristas dirão que é mal escrito e/ou mal traduzido), e flui rápido. Quando
você percebe, já terminou de ler.
![]() |
| Livro novíííssimooo, achado no sebo =) |
Na história conhecemos Ed
Kennedy, um garoto solitário de 19 anos, que tem por companhia um cachorro
fedorento, e alguns amigos tão vagabundos quanto ele. Ed trabalha como taxista,
e a princípio parece não ter ambição nenhuma na vida.
Tem uma mãe amarga e ranzinza,
com quem tem uma relação um pouco conflituosa, e perdeu o pai para a bebida.
Sua vida começa a mudar
quando, um dia, impede, totalmente por impulso, um assalto a um banco.
A partir desse momento,
passa a receber pelo correio, cartas de baralho - ases de paus, copas, ouros e
espada, com endereços estranhos e mensagens misteriosas.
Ed resolve então ir aos
endereços e tentar decifrá-las. Assim, ele é levado ao encontro de pessoas com
dificuldades e dramas íntimos, às quais ele, de alguma forma, acaba ajudando.
Como uma garota que corre descalça, e nunca consegue vencer nas competições de
atletismo, ou uma senhora, já não tão lúcida, que permanece solitária à espera
do retorno do marido, morto há muito tempo.
Nessa caminhada, Ed
descobrirá coisas importantes sobre pessoas que nunca viu, sobre pessoas próximas
(como sua mãe e seus amigos), e principalmente, sobre si mesmo.
O final vou deixar em aberto
aqui, mas a mensagem do mensageiro parece ser direcionada muito mais ao leitor,
do que aos personagens. Nos mostra a beleza e simplicidade de pequenos gestos
de gentileza, dos quais muitas vezes nos abstemos, puramente por falta de
coragem.
Mais do mesmo autor: A Menina que Roubava Livros
Marcadores:
Intrinseca,
Markus Zusak
A garota que você deixou para trás
Livro: A garota que você deixou para trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Achei que estava faltando nesse blog aquele livro água com açúcar, mas que é tããããão gostoso de ler que a gente não desgruda os olhos dele por nada.
Foi assim que eu me senti com "A garota que você deixou para trás". Mas preciso confessar que o amor não foi a primeira vista.
Gosto da Jojo Moyes e já tinha lido os outros dois livros dela, mas não tinha me empolgado em ler "A garota..." e ai decidi começar. E grata surpresa, terminei em menos de uma semana, e conheci duas garotas incríveis: Sophie e Liv.
As duas, separadas por 100 anos, nos apresentam uma história deliciosa de amor e força de vontade. E ligação das duas, uma coisa sutil, mas que a torna tão íntimas, faz você se sentir como um personagem, tão participativo da história como elas.
O livro começa com a história de Sophie, durante a invasão alemã à França na Primeira Guerra Mundial. O marido de Sophie foi mandando para a guerra, e o hotel da família dela foi escolhido pelos alemães para fazerem suas refeições. Sophie acaba criando uma certa intimidade com o kommandant alemão e isso a deixa mau vista em sua cidade. Quando a garota descobre que seu marido foi preso, ela faz de tudo para salva-lo.
E assim, o livro vai para sua segunda parte, e conhecemos Liv, em 2006. Uma viúva de 30 anos e socialite falida, que não consegue superar a morte do marido há quatros anos, e se apega ao presente de casamento dado por ele 10 anos antes. E ai, a história das duas se entrelaçam, pois esse presente era um retrato de Sophie pintado por seu marido. E Liv faz de tudo para manter o quadro em sua posse, quando a família de Edouard Lefrevé, marido de Sophie e pintor, reclama o direito da obra.
Não vou contar como acaba, mas vale muuuuito apena ler esse livro. Ele é leve e forte ao mesmo tempo, a leitura é fácil e gostosa e é uma ótima maneira de passar um tempo prazeroso de descanso.
Outras obras da autora: A última carta de amor e Como eu era antes de você
Marcadores:
Intrinseca,
Jojo Moyes
Assinar:
Postagens (Atom)









